Total de visualizações de página

sábado, 10 de setembro de 2011

Truques para iniciantes na Cozinha



Algumas dicas valiosas  para iniciantes...

Os iniciantes penam, mas um pouco de prática (e muitos truques) evitam a batata frita molenga, o bife solado e o arroz papa. "Algumas dicas simples ajudam a deixar o cardápio do dia a dia com sabor especial. Basta ficar de olho nos detalhes para deixar as refeições mais saborosas. E tudo isso, sem perder a simplicidade da receita e do preparo" .   Segredos de sucesso de sete comidinhas que são clássicos nas mesas dos brasileiros.
Batata frita crocante
Sequinha e quentinha, a batata frita é um dos acompanhamentos mais queridos dos paladares. O problema é quando ela fica toda mole e encharcada de óleo. "Para conseguir uma batata frita crocante, antes de fritar descasque as batatas e, em seguida, as coloque de molho em água bem gelada". "Além disso, é preciso que o óleo fique bem quente para fritar, caso contrário o resultado será um batata murcha"



 Ovo frito
Com a gema dura ou gema mole, ovo bom é aquele que não fica despedaçado no prato. "Para a gema ficar inteira, é preciso tomar cuidado na hora de quebrar o ovo". Minha dica é usar uma colher para bater na casca devagar em vez de tentar quebrá-lo na quina da mesa ou na borda da panela, por exemplo. "Recomendo que seja usado pouco óleo. Para evitar que grude na panela, a melhor opção é uma frigideira antiaderente". "Outro ponto é não mexer o ovo na panela, porque isso vai destruí-lo."


 

 Bife suculento
Os cuidados para deixar o bife saboroso começar antes mesmo de a panela ir para o fogo. Se o bife estiver congelado, aguarde ele descongelar por completo, caso contrário, o resultado será desastroso. Quando for temperar é essencial amaciar a carne. Para isso, invista nos temperos amaciantes, deixar de molho no suco de laranja ou limão ou até mesmo dar umas batidinhas com o velho e bom batedor de carne. "Coloque pouco óleo e deixe bem quente antes de adicionar o bife na panela". "Logo que for ao fogo, sele o bife, virando a carne dos dois lados. Isso ajuda a diminuir a quantidade de água que ele solta e, consequentemente, deixa a carne mais suculenta".


  

 Feijão no ponto
Evite adicionar um bocado de tempero, de diferentes tipos, para não mascarar o gosto do feijão. "Um pouco de alho, louro e bacon já são suficientes para garantir que o prato fique saboroso". Já quando o assunto é a quantidade de água, vale a mesma dica do arroz: para cada xícara de feijão, devemos colocar duas de água. O tempo do alimento na panela de pressão, depende do tipo de feijão e se ele fica de molho antes do cozimento, mas é de, em média, quarenta minutos . Em caso de dúvida, vale tirar a pressão da panela e verificar como está o preparo.





 
Hambúrguer com sabor
Não é preciso adicionar óleo na hora de fritar o hambúrguer. Isso só vai deixá-lo mais gorduroso. O ideal é virá-lo de lado algumas vezes e deixar o fogo sempre baixo. "Para ficar ainda mais saboroso, podemos usar a criatividade e adicionar temperos e ervas, como salsinha e alecrim".



Macarrão no ponto
O primeiro passo na hora de preparar o macarrão al dente é abusar da água e adicionar uma pequena quantidade de óleo, sal e azeite na panela. "Depois, é necessário esperar que a água fique bem quente, de preferência fervendo, para adicionar o macarrão". Agora, para não deixar o macarrão grudado é preciso prestar atenção no relógio. "Minha dica é seguir o tempo de preparo e depois de alguns minutos que o macarrão estiver em água fervente, provar. Podemos tirar uma pequena quantidade e verificar se já não está na hora de tirar. Já que ele não pode cozinhar de mais, para não virar um bolo de macarrão".

 




















Nenhum comentário: